Escute nossa rádio transmissão ao vivo

CRMV-AL faz visita técnica em Palmeira dos Índios e autoriza o funcionamento do primeiro castramóvel público de Alagoas

Fotos: Dr. Wellington Diniz Filho e Ascom Prefeitura de Palmeira dos Índios

O setor de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas – CRMV-AL esteve em visita técnica no município de Palmeira dos Índios, nesta quinta-feira (17/09), para inspecionar os últimos detalhes do primeiro serviço móvel público de castração de Alagoas, que está sendo colocado em funcionamento pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, localizado a 140km de Maceió.

“Verificamos todas as instalações da Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, checando cada detalhe como o fluxograma de disposição dos equipamentos, entrada e saída, equipamentos utilizados em consultas e cirurgias, disponibilidade de água e todo equipamento para higienização e esterilização dos ambientes. E podemos afirmar que o veículo atende a todas as exigências preconizadas na Resolução CFMV nº 1275/2019”, afirmou o médico-veterinário Wellington Diniz Filho, fiscal do Conselho.

Idealizada dentro do Programa para Controle Populacional Canino e Felino do município desde 2007, a Unidade Móvel – popularmente conhecida como castramóvel – foi pensada como uma estratégia de controle de natalidade dos cães errantes. Para colocá-la em prática, no entanto, a gestão municipal precisou superar as deficiências de custeio para viabilizar e tocar o projeto, até que em 2017, a SMS – destacando a importância desse veículo para o controle de zoonoses transmitidas por cães e gatos e para o trabalho de educação em saúde com a população – obteve, junto ao Ministério da Saúde, os recursos necessários à sua implantação.

O presidente da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV-AL, Paulo Wianês, coordenador e responsável técnico pela Unidade Móvel, afirma que, desde o início do projeto, a equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde atuou de forma responsável e cautelosa, buscando junto a ele, como profissional da Medicina Veterinária, o conhecimento técnico necessário e abrangente, com um olhar voltado à Saúde Única.

“A Unidade Móvel traz em seu bojo uma grande importância para a Saúde Única pois, no tocante aos animais, ao homem e ao meio ambiente, atua na prevenção e combate às diversas zoonoses. Não é apenas um veículo equipado que se desloca. É uma ferramenta extraordinária que trabalha diretamente sobre os animais, mas também direciona ações e orientações à população, notadamente a de regiões mais carentes da cidade, que não tem acesso a um médico-veterinário e ainda não sabe a relevância deste profissional para a saúde do seu Pet e sua própria saúde”, explica Wianês.

Unidade Móvel – O castramóvel é um veículo especialmente adaptado para o atendimento clínico veterinário e devidamente autorizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas. A unidade móvel conta com quatro compartimentos – pré-cirúrgica e atendimento; paramentação; cirúrgico; e pós-cirúrgico – tendo em sua equipe um médico veterinário (que irá fazer a triagem dos animais e as cirurgias), dois auxiliares e dois capturadores, que irão fazer o resgate dos animais de rua.

Ascom CRMV-AL, com informações da Ascom da Prefeitura de Palmeira dos Índios

FONTE: crmv-al.org.br

Deixe uma resposta

Anúncios

2021 - WebRádio Paraiso - Todos os direitos reservados
contato@paraisowebradio.com.br
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram