O mexicano Juan Pedro Franco chegou a entrar para o Livro dos Recordes como o homem mais gordo do mundo, graças ao peso que atingiu em 2016: 595 kg. Hoje, quase 400 kg mais magro, o peso não é o único motivo que o mexicano tem para comemorar: Franco foi diagnosticado com o novo coronavírus e está curado. Franco, de 36 anos, pesa atualmente cerca de 208 kg, graças a um tratamento que incluiu cirurgias e dietas. Depois de passar anos preso a uma cama, ele voltou a caminhar
Há cerca de um mês, segundo a agência de notícias AFP, o mexicano recebeu o diagnóstico positivo para a covid-19. E conseguiu se curar, mesmo enfrentando a obesidade, a diabetes e a hipertensão. "É complicado, porque é uma enfermidade muito agressiva. Tive dor de cabeça, no corpo, falta de ar, febre. Era uma pessoa com muito risco", disse ele em sua casa, no estado mexicano de Aguascalientes.
O médico que cuida do peso de Juan Pedro Franco, José Antonio Castañeda, alertou que pacientes com problemas cardíacos, diabetes e hipertensão "são mais suscetíveis a sofrer complicações graves". Para Franco, o tratamento contra a obesidade foi fundamental a vencer a covid-19, uma vez que a diabetes e a hipertensão estavam mais controladas. De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, o México já contabilizou 705.263 casos do novo coronavírus desde o início da pandemia. Deste total, 598.953 pacientes se recuperaram, enquanto 74.348 morreram.
FONTE: noticias.uol.com.br