Renato Gaúcho aproveitou a entrevista coletiva pós-título gaúcho para, mais uma vez, enaltecer o seu trabalho à frente do Grêmio. Completamente ensopado após levar um banho de água e energético dos jogadores, o técnico chamou a derrota para o Caxias, neste domingo (30), de "acidente de trabalho" e preferiu valorizar o resultado final, não a atuação abaixo da equipe na Arena.
Em sua argumentação, Renato usou até a seleção brasileira de 1982, cujo futebol é elogiado sempre mesmo depois da eliminação para a Itália, naquela Copa do Mundo. O treinador também aproveitou para alfinetar rivais, ao lembrar que o Grêmio eliminou o Internacional na semifinal e citar que "alguns clubes de São Paulo" estão pensando também em resultado à frente do jogo bonito.
"É o que eu chamo de acidente de trabalho, mas o que mais vale é o resultado final. O Grêmio perdeu, porque o Caxias chegou por mérito. Nós eliminamos nosso maior rival e jogando muito. Mas o que vale, um futebol bonito ou o título? O Grêmio conquistou o título. É um tricampeonato depois de 30 anos, um recorde, mais uma volta olímpica, mais uma faixa no peito, um quadro na parede. O Brasil em 1982 foi a maior seleção que eu vi jogar, mas voltou cedo para o Brasil, infelizmente", disse.
"Às vezes precisa jogar a competição, ganhar. Tenho visto alguns clubes em São Paulo que estão pensando dessa forma. Não dá para jogar bonito, vamos jogar pelo resultado. No final da história, a partir de hoje, vão começar a ler: campeão estadual de 2020, o Grêmio. Ninguém vai querer saber o que aconteceu durante os 90 minutos. Doa a quem doer. Tem gente que está triste, mas vai ter que escrever, falar, ouvir. Grêmio é tricampeão, ponto final", afirmou o treinador.
Este foi o sétimo título de Renato Gaúcho à frente do Grêmio, empatando com o antes recordista solitário Luiz Felipe Scolari. No clube ininterruptamente desde 2016, o comandante descartou acomodação para as próximas competições, como Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro.
"Esse ano é campeão de novo. O Grêmio sempre deu volta olímpica sobre meu comando. Falo que não gosto de perder nem dois toques. Jogador não pode se acomodar, e eu jamais vou deixar meu grupo se acomodar. O Grêmio forma, vende e traz jogadores, mas a seriedade é sempre a mesma. Hoje o Brasil todo viu o Grêmio dar mais uma volta olímpica. Único título que disputou este ano, o Grêmio foi campeão. Agora vamos entrar 100% nas outras competições para ganhar também".