O Encontro Estadual de Museus de Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), chega a sua segunda edição. O evento, que reúne bibliotecários, museólogos, gestores e funcionários de bibliotecas e museus, acontece no dia 14 de setembro, das 08h às 13h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), no bairro do Jaraguá, em Maceió. A ação é aberta ao público.
Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o encontro tem como objetivo disseminar conhecimentos e práticas museológicas, visando o intercâmbio e as ações cooperadas entre os museus e seus profissionais, assim como, debater temas atuais e relevantes da museologia.
“A importância desses encontros reside em valorizar a nossa história e ampliar o acesso turístico para que um número maior de pessoas possa usufruir da nossa rica cultura”, comentou a gestora da pasta.
A coordenadora do Sistema Alagoano de Museus (SAM), Mira Dantas, reforça que a ação tem a intenção de projetar soluções em longo prazo para que memórias culturais do estado não sejam perdidas.
“Nossas reuniões representam constantemente um intercâmbio enriquecedor; atribuímos um imenso valor a esse tipo de debate. Em cada encontro, estou preparada para compartilhar parte do meu conhecimento e, em retorno, recebo em dobro dos outros dirigentes.”, disse.
Confira abaixo a programação completa:
9h – Abertura de boas-vindas;
10h - Palestra sobre as ações, políticas e projetos implantados e futuros - Presidente do IBRAM;
11h20 – Mesa de debates sobre a importância do equipamento Museu na sociedade contemporânea: Memória e turismo.