Está circulando nas redes sociais um vídeo do prefeito baiano Armênico Sodré, conhecido como Galego do MDB, gestor da cidade Barra Mendes, agredindo manifestantes com um chicote. O caso ocorreu na noite da última sexta-feira, 04.
Segundo sites locais, os manifestantes estavam na frente da casa do prefeito questionando onde estava o dinheiro destinado ao tratamento das vítimas de coronavírus. Na ocasião, o gestor chegou de carro, desceu do veículo, portando um chicote, e começou a agredir fisicamente os manifestantes que estavam na calçada de sua residência.
A ação foi flagrada por câmeras de seguranças e o caso foi registrado na Delegacia de Irecê, a 65 km de Barra do Mendes. Uma mulher ficou ferida, com várias marcas de agressão pelo corpo.
"Quando a gente estava lá em frente à casa dele, ele [prefeito] chegou, parou o carro, e já desceu do carro dele por trás [das pessoas], todos correram quando viram ele. Eu fiquei para trás porque a mulher dele me desviou atenção chamando meu nome. Foi quando ele partiu para cima de mim com o chicote na mão, me chicoteando várias vezes. De imediato, vi minha mão sangrando e fui levada ao hospital de Barra do Mendes”, contou a vítima ferida, identificada como Simone.
Simone afirma que os manifestantes são parentes e amigos de vítimas do coronvírus que estão precisando de respirador ou transferência para uma unidade de saúde.
Em nota, o gestor afirmou que a denúncia de desvio de verba não procede e que agiu "intempestivamente" pois os manifestantes estariam soltando foguetes em direção à casa dele, pregando cartazes no portão e no muro, e esmurrando o portão de sua residência, o que teria assustado suas filhas e sua mãe idosa".